Gerentes de projetos a preço de banana!
Hoje eu estava atendendo um cliente na região da Av. Paulista e por causa do trânsito (sempre ele) acabei chegando cedo demais. Tive que aguardar por quarenta minutos na sala de espera. Peguei um livro na minha mala, e quando ia começar a ler, fui abordado por um jovem de mais ou menos 23 anos, que também aguardava alguém. ”Eu conheço você!” disse ele, olhei bem para aquele rapaz, busquei no banco de dados da minha memória e nada! Não me lembrava daquele rosto; fiz aquela cara de conteúdo e disse: “É mesmo? De onde?” Prontamente ele me respondeu que havia assistido uma das minhas palestras sobre gerenciamento de projetos, e que tal palestra havia mudado a vida dele. Falou com aquele entusiasmo que só quando somos jovens possuímos, infelizmente perdemos muito disso no decorrer da vida.
Prontamente eu respondi: “Que bom! E como foi isso?”...O que veio depois, me fez ter uma tarde de reflexão quanto aos rumos que algumas empresas estão tomando. Resumindo o “bate-papo” animado que se desenrolou, o jovem me havia dito que após a minha palestra, decidiu “virar” gerente de projetos, achei muito bom ter dado uma palestra tão boa ao ponto de mudar a carreira profissional de alguém...Porém não acho que uma palestra e um curso relâmpago sejam suficientes para colocar o indivíduo na gerência de qualquer projeto corporativo; porém algumas empresas acham! Ele já estava trabalhando como “gerente de projetos” por uma consultoria e estava ali, no cliente para a primeira reunião sobre um projeto.
Fiquei muito preocupado com aquela conversa, pois ainda durante o “bate papo” fiquei sabendo que a consultoria estava pagando R$ 1.200,00 para um gerente de projetos!
Sem querer desmerecer ninguém nessa estória, muito menos o jovem! Pois ele se mostrou possuidor de uma garra fantástica! Creio que assim que tiver o treinamento e experiência adequados será um grande profissional! Eu disse será, pois não é possível ser um bom gerente de projetos sem a vivência profissional...Que empresa maluca é essa que paga R$ 1.200,00 para um gerente de projetos? Qual a qualidade disso tudo?
Digo não! Não podemos banalizar a função de gerente de projetos, não podemos permitir essas práticas de consultorias não tão éticas, que literalmente “jogam” nossos “estagiários” no mercado com o título de gerente de projetos. Viva a certificação! Viva o PMI! Viva o Prince2! Viva a qualidade no trabalho prestado! E viva os jovens que desejam ingressar na área! Mas que seja do jeito certo, com a qualificação necessária.
3 comentários:
Quanto ganha um profissional certificado em início de carreira?
pois é, uma coisa que fico me perguntando.. tenho lido bastante sobre gerencia de projetos, fiz cursos de métodos agéis, estou sempre d eolho nos processos da minha empresa, fico imaginando como poderia melhorar, vou faze rum curso de extensão na PUC de Gerencia d eProjetos, etsou pensando em fazer a pós nisso também, semestre que vem.. Mas fico me perguntando, como posso me certificar no PMI se nao tenho experiencia com isso? E as empresas só querem funcionários certificados e com experiencia? Como podemos fazer isso? Até porque na nossa propria empresa nao podemos pular pro gerenciamento d eprojetos pelo fato de precisar de experiencia,ai eu fico sem opção...
Prezado Flavio,
Concordo com as tuas colocações. Acredito que hoje existe uma certa banalização no termo gerente de projetos, talvez devido a popularização do assunto e o reconhecimento das empresas na necessidade deste tipo de profisional.
Não entendo do mercado profissional de São Paulo porque estou no estado do Amazonas, mas acredito que como um colaborador junior de uma equipe de projetos ele não estava sub-valorizado, mas sim com a designação errada. O correto seria ter com ele um GP experiente orientando o trabalho do rapaz, para que no futuro ele tivesse capacidade de gerir sozinho um projeto...
Relamente, não tem como ser um GP sem ter experiência. Não é por nada que o PMI exige muitas horas trabalhando em equipes de projetos. Cada projeto que eu participo eu me convenço mais disso...
Postar um comentário