Caros leitores, hoje vou detalhar um pouco mais os DELIVERABLES do projeto segundo o Prince2.
Independente de metodologia ou área de conhecimento, devemos seguir as boas práticas de gerenciamento de projetos, e a melhor delas, na minha opinião, é a de “fasear” o projeto, definindo de forma clara e objetiva o que tem que ser entregue e quando. De forma que ao final de cada fase pré estabelecida temos sempre um produto ou “ENTREGA” também conhecido como “DELIVERABLE”.
Uma das grandes vantagens do Prince2, é que por definição, ao final de cada fase deve ser produzida e entregue uma documentação que é amplamente divulgada conforme estabelecido no plano de comunicação, criado ao início e concepção de cada projeto. A vantagem é a total visibilidade e controle, contornando issues e mitigando riscos ao máximo.
Segue abaixo a lista de documentos que devem ser gerados, deixei os nomes originais em Inglês para facilitar o estudo de quem pretende se certificar, a descrição está em português.
Acceptance Criteria:
Define, de forma clara tudo o que pode ser mesurado e o que deve ser feito para que o produto final seja aceitável ao cliente.
Business Case:
A motivação ou necessidades que gerou o projeto, documento bem detalhado, destacando os principais benefícios / economias esperadas com a realização do projeto.
Checkpoint Report:
Relatório de verificação / status do trabalho para cada membro de uma equipe.
Communication Plan:
Um bom plano de comunicação, deve conter a definição, de quais tipos, que tipo de informações devem ser divulgadas e para quem. Assim como a freqüência de cada relatório.
Configuration Item Record:
Um sumário contendo quais documentos foram gerados no período com as respectivas versões.
Configuration Management Plan:
Plano- base que servirá de guia para a criação do plano de qualidade do projeto.
Customer's Quality Expectations:
As expectativas do cliente ou usuário, quanto ao nível de qualidade dos entregáveis do projeto.
Daily log:
É o diário de bordo do gerente de projetos; reuniões, atas etc.
End Project Report:
Relatório final, produzido pelo Gerente do Projeto, encaminhado diretamente ao board contendo a aderência do projeto ao PID.
End Stage Report:
Resumo entregue ao final de cada fase do projeto. Issues, riscos etc.
Exception Plan:
Plano de exceção a ser definido entre as fases do projeto.
Exception Report:
Aanálise das opções contidas no relatório da exceção, com as recomendações do gerente de projetos.
Follow-on Action Recommendations:
Compilado das recomendações para o controle de riscos e manutenção da qualidade e todas as tarefas ainda pendentes que em um future próximo pode afetar a data de entrega.
Highlight Report:
O relatório que fornece ao board do projeto um sumário com o status de cada fase em intervalos regulares.
Initiation Stage Plan:
Utilizado como o documento inicial de aprovação do projeto.
Issue Log:
Registro de issues e controle de cada fase do projeto.
Lessons Learned Log:
Lições aprendidas, problemas com fornecedores, etc.
Lessons Learned Report:
Relatório com as lições aprendidas que o podem ser úteis a outros projetos.
Off-Specification:
Solicitações for a de especificação.
Post-Project Review:
Produzido pelo gerente de projeto para que o board do projeto verifiquem se os benefícios do projeto foram atingidos.
Post-Project Review Plan:
O board do projeto, revisa e altera se necessário a verificação quanto aos resultados do projeto.
Product Breakdown Structure:
Especificação da estrutura do projeto.
Product Checklist:
Lista de verificação de entrega de produtos conforma a fase.
Product Description:
Descrição clara do produto, sua finalidade e quais os critérios de qualidade.
Product Flow Diagram:
Dependências e sequências de entregas dos produtos
Product Status Account:
Geralmente para confirmar a versão de produtos terminados.
Project Approach:
Definição do tipo de solução a ser tornados e de seu método.
Project Brief:
Reunião inicial de projeto para fornecer uma base geral aos envolvidos
Project Initiation Document:
Documento de aprovação oficial do projeto.
Project Management Team Structure & Job Definitions:
Definições da estrutura, do trabalho da equipe da gerência de projetos.
Project Issue:
Pedidos de mudança, de escopo
Project Mandate:
Início official do projeto
Project Plan:
O Board do projeto descreve como e quando os objetivos de um projeto devem ser conseguidos, mostrando os produtos principais, atividades e recursos ser requeridos no projeto.
Project Quality Plan:
Expectativas da qualidade das entregas na visão cliente.
Quality Log:
Validação ou não da qualidade do produto.
Request for Change:
Solicitação de mudança em algum entregável.
Risk Log:
Registro dos riscos a ser atualizados e monitorado.
Stage Plan:
Definições de controles de fases.
Team Plan:
Definições da equipe de gerenciamento de projetos (PMO).
Work Package:
Passagem de bastão de um membro da equipe.
Baseline:
Linha de base Congelada de um produto após uma revisão bem detalhada.
Concession:
Entregas fora-Especificação aceitas pelo board sem ação corretiva.
End Stage Assessment:
Aceite ao final de cada estágio (board)
Tolerances:
Níveis de tolerância a que um projeto é permitido quanto ao desvio de tempo e custo.
Dúvidas?? Escrevam!!
flavio.falcao@gmail.com
ABS.