terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Um pouco mais de Prince2

Aumento do uso da metodologia Prince2

Hoje, o PRINCE2 é de fato uma norma empregada extensivamente no governo do Reino Unido e amplamente reconhecida e utilizada pelo setor privado, no Reino Unido e internacionalmente.

O crescimento do uso do PRINCE2 se deve muito ao fato de ele ser um método facilmente adaptável e de escala ajustável que pode ser aplicado a todos os tipos de projetos e de situações.

Ele tornou-se uma norma internacional, com o uso por várias empresas do mundo como sua forma preferida de gestão de projetos. Isso se reflete no fato que:

• O manual do PRINCE2 é disponível atualmente em inglês, dinamarquês e chinês mandarim e está sendo traduzido para holandês, francês, alemão, polonês e espanhol; • O manual de bolso do PRINCE2 foi traduzido para italiano e está sendo traduzido para francês e alemão

• O glossário de termos do PRINCE2 está disponível em inglês, árabe, búlgaro, dinamarquês, holandês, francês, alemão, grego, italiano, japonês, chinês mandarim, russo, polonês, espanhol e vietnamita.

Uma medida adicional da reputação do crescimento do PRINCE2 é que nos últimos 12 meses mais de 60 mil pessoas acessaram a fundação responsável pela metodologia.

Comercialmente o PMI é muito mais difundido, talvez pelo fato de ter nascido nos USA, o que dá uma visibilidade global muito maior.

Eu acredito que o Prince2 e o PMI se completam; são duas metodologias sérias e com resultado garantido (se aplicadas corretamente).

Veja abaixo o Modelo de processo macro do Prince2 clique na imagem para ampliar: