quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Mais uma ótima ferramenta FREE

Solução FREE ao MS Project.


Gantt Project

Como todos sabem o MS Project é a ferramenta para gestão de projetos mais utilizada nas grandes empresas, mas infelizmente tem um cu$to elevado $$$

O objetivo deste post é apresentar uma alternativa completamente FREE, trata-se do Gantt Project que como eu mencionei, é uma ferramenta de FREE ou seja de código aberto desenvolvido e mantido por uma comunidade mundial de software livre.

Pode ser utilizado Stand Alone (único usuário em um PC) ou em ambientes de trabalho colaborativos que usem um servidor WebDAV.

O GanttProject permite que você exiba o caminho crítico do projeto. O comando "Importar pessoas" permite que você obtenha uma lista de pessoas de outro projeto e insira-as no novo projeto aberto.

As relações entre duas tarefas podem ser de diversas formas: Fim-Início, Fim-Fim, Início-Fim e Início-Início. Esse recurso pode ajudar a criar um planejamento mais realista para seus projetos.

É possível selecionar múltiplas tarefas na árvore para algumas ações como mover acima, abaixo, excluir, “identar, desindentar” e remover vínculo.

Você pode enviar e-mails para as pessoas envolvidas em seus projetos diretamente a partir do GanttProject. Personalizar os conteúdos para a exibição do gráfico Gantt. As opções, disponíveis na caixa de diálogo Opções ou no menu de contexto do gráfico, permitem que você exiba nomes, datas, durações, porcentagem completada e até mesmo pessoas diretamente no gráfico.


O GanttProject é parcialmente compatível com o Microsoft Project. Você pode importar e exportar arquivos produzidos pelo MS Project usando ferramentas especiais de importação e exportação.

Roda em Windows, Linux and MacOSX precisa do Java Runtime Environment version 1.4.0 ou posterior . Para um bom desempenho, é recomedado um Processador (~1500MHz CPU, 256M RAM) ocupa aproximadamente 15Mb di HD (bem pequeno pelo que faz!)

Interessou? Clica aqui: DOWNLOAD Depois me diz se gostou!

Abraços!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Dica da Semana

Free Mind

Essa é uma ótima ferramenta de Brain storm, quando se aprende a utiliza-la o ganho de produtividade é fantástico. Particularmente eu acabo usando até mesmo como ferramenta de acompanhamento e lembretes de algumas tarefas. Veja abaixo um screen shot:

Como eu já disse, é uma ótima ferramenta e o melhor de tudo é que é freeware ou seja pode baixar sem susto nem preocupações com licenças.
Quem gostou e quiser experimentar, é só clicar na figura ou aqui: DOWNLOAD
Qualquer dúvida sobre o uso me mandem um e-mail: flavio.falcao@gmail.com.