Primeiramente, vamos relembrar os processos desta área de conhecimento do PMI:
1. Definição das atividades (Activity definition-Planning)
2. Sequênciamento das atividades (Activity Sequencing-Planning)
3. Estimativa de Recursos (Activity resource estimating-Planning)
4. Estimativa de duração (Activity duration estimating-Planning)
5. Criação do cronograma (Schedule Development-Planning)
6. Controle do cronograma (Schedule Control- Monitoring & Control)
Agora, vamos falar um pouco sobre o processo de seqüenciamento. Assim que finalizamos a decomposição do work package (WBS) em atividades precisamos definir a sequência de execução.
Trata-se do network diagram – ferramenta que auxilia toda a equipe do projeto a visualizar como o projeto será executado. Existem dois tipos de Network diagram: PDM e ADM.
O PDM – Predecessor diagramming method é representado da seguinte forma:
As atividades são representadas pelos quadrados (nodes) e o relacionamento é representado pela seta. Existem 4 tipos de dependências que podem ser utilizadas:
Finish to Start
Start to Start
Start to finish
Finish to Finish
Aqui, as atividades são representadas pelas setas e o relacionamento é a esfera (nodes) que as interligam.
Neste tipo de diagrama só podemos utilizar Finish-to-start porém podemos colocar as atividades chamadas “dummy”, ou seja, aquelas com duração igual a zero que precisam ser representadas para que o fluxo de sequência seja corretamente seguido – normalmente são representadas por uma linha tracejada.
Existem outros itens para serem estudados como lead (antecipações) e lags (atrasos). O importante é que esta ferramenta seja compreendida e utilizada pois é um grande aliado do Gerente de Projetos.
Devido à complexidade do assunto, voltaremos ainda com o mesmo tema, fiquem à vontade para me escrever: flavio.falcao@gmail.com