domingo, 27 de janeiro de 2008

Prince2® no Brasil

Prince2® - Descrição da metodologia

Resolvi escrever esse artigo, depois de uma palestra que dei aos alunos de engenharia; fiquei surpreso com o volume de alunos interessados em Prince2®.

Eu sou certificado e uso muito no meu dia-a-dia; é impossível não achar alguém que sempre faça um comparativo entre o Prince2® e o PMI. Navegando na internet, eu achei essa matéria que na minha modesta opinião está muito bem escrita e dá uma boa idéia sobre a metodologia, sem se aprofundar muito.

BOA LEITURA…

PRINCE2® (Projects In Controlled Environments). Trata-se de uma metodologia criada e mantida pelo governo britânico e utilizada por instituições públicas e privadas na Europa, além de reconhecida mundialmente como modelo para gerenciamento de projetos. As práticas do PRINCE2® facilitam o cumprimento dos prazos e a obtenção dos resultados esperados tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Uma das principais vantagens dessa metodologia é a flexibilidade de adaptação a cada projeto, além de estar orientada essencialmente ao negócio, desde o início até a finalização. Seu próprio desenvolvimento foi pensado de modo a diminuir, ou mesmo zerar, a ocorrência de falhas típicas. O PRINCE2® também permite assegurar a viabilidade do projeto em termos de custos e benefícios, já que é possível analisar o andamento do projeto à luz do plano original.

“No Brasil está emergindo o interesse das empresas por essa metodologia já consagrada”, explica Ricardo Rovai, coordenador do curso da FIAP. “Muitos executivos percebem que o PRINCE2® vai muito além dos modelos convencionais”, destaca.

As principais características que a diferenciam das metodologias convencionais são:- O modelo de business case é bastante robusto | - A abordagem é direcionar o alinhamento estratégico dos objetivos do projeto aos objetivos organizacionais na origem, independentemente da abordagem de portfólio que é pressuposto da metodologia | - A abordagem metodológica é focada na inteligência do projeto, em sua estratégia, cumprimento de objetivos, satisfação de todas as parte e, sobretudo, na geração de valor.

De acordo com Rovai, a PRINCE2® é bastante indicada para profissionais que queiram se diferenciar e migrar da área técnica para a área de gestão focada na geração de valor do negócio. “A PRINCE2® representa uma inovação metodológica que merece ser conhecida, sobretudo para aqueles que queiram novas ferramentas e técnicas de gestão de projetos”, pontua. Esse curso de aperfeiçoamento profissional em PRINCE2® também é indicado para quem já tem experiência em outras metodologias de Gerenciamento de Projetos e deseja expandir ou consolidar seus conhecimentos.

Qualquer dúvida: flavio.falcao@gmail.com