domingo, 9 de março de 2008

UML - Que raio é isso?

Iniciando a semana...

Carlo leitor, a ultima semana foi realmente muito atribulada, por isso demorei um pouco mais para "postar" dessa vez.
O artigo de hoje trata da UML, estou envolvido em um projeto relativamente grande e na ultima quinta-feira enquanto participava de uma reunião, qual foi a surpresa, quando um elemento chave do projeto nos olhou firmemente e disse: "Eu não tenho a menor idéia do que o seu analista fala...Que raios é UML?..."
Eu não tenho nenhuma intenção aqui de aprofundar no tema, meu intuito aqui é apenas dar um bom over view para os leigos...Bom depois você´s me dizem se eu consegui...
Aproveito também para dizer que responderei todos os e-mail´s recebidos essa semana! Foram mais de 50! Obrigado pela audiência!! Escrevam!!
Abraços!



UML – Unified Modeling Language

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para modelagem visual de sistemas orientados a objetos, apoiando sua especificação, documentação, visualização e desenvolvimento.

Criada e mantida pelo OMG – Object Management Group ( www.omg.org/ ), organização internacional sem fins lucrativos que reúne um grupo de empresas de TI que desenvolve, publica e mantém padrões para a área de TI, mais especificamente para tecnologias de desenvolvimento orientadas a objetos.

Lançada pelo OMG em Novembro de 1997 (versão 1.1), está atualmente na versão 2.0.

Sintetiza os principais métodos de modelagem visual existentes, sendo considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos.

Diagramas Estruturais:

  • · Diagrama de objetos
  • · Diagrama de classes
  • · Diagrama de componentes
  • · Diagrama de instalação
  • · Diagrama de pacotes
  • · Diagrama de estrutura

Diagramas Comportamentais

  • · Diagrama de Casos de Uso
  • · Diagrama de Máquina de Estados
  • · Diagrama de atividade
  • · Diagramas de Interação
  • · Diagrama de seqüência
  • · Diagrama de Interatividade
  • · Diagrama de colaboração
  • · Diagrama de tempo

O Diagrama de Caso de Uso descreve o que um sistema faz do ponto de vista de um observador externo.

A ênfase se dá no que o sistema faz, e não no como.

Diagramas de Casos de Uso são estreitamente ligados a cenários.

Um cenário é um exemplo do que acontece quando alguém interage com o sistema

Um Caso de Uso é um sumário de cenários para uma tarefa ou objetivo específicos.

Casos de Uso são especialmente úteis em três áreas:

Levantamento de funcionalidades (requisitos): novos Casos de Uso geralmente agregam requisitos novos à medida que o sistema é analisado e o seu desenho (design) toma forma.

Comunicação com o cliente: a simplicidade da notação (bem menos complexa que os demais diagramas da UML) torna Diagramas de Casos de Uso uma boa maneira para os desenvolvedores se comunicarem com os clientes.

Geração de Casos de Teste: a coleção de cenários de um Caso de Uso pode sugerir um conjunto de testes associados àqueles cenários.


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